O Nosso 8 de Março na Escola 1, 2, 3 Pedro de Santarém em Lisboa Portugal

No âmbito da comemoração de 8 Março – Dia Internacional das Mulheres, os alunos desta turma, produziram cartazes que foram afixados no dia 7 de Março no placard junto a entrada para a Biblioteca com o propósito de informar e sensibilizar a comunidade educativa sobre esta data histórica e atual na sociedade portuguesa.

No dia 8 de Março pelas 9h 55, o Professor Arnaldo Costa recebeu e encaminhou a Dra. Eliana Madeira e os seus acompanhantes (GRAAL – Movimento Internacional das Mulheres) para o auditório da escola. De seguida, apresentou os convidados a Coordenadora da escola Professora Cristina Gama.  Estiveram no auditório acerca de 80 participantes que são alunos das três turmas do 8º ano(8º1ª – organizadora) mais três professoras acompanhantes.

As 10h e 10 minutos a Professora Cristina Gama deu as boas vindas aos convidados. Falou da importância do Dia 8 Março, da participação da turma do 8º1ª no projeto Conectando Mundos sob orientação do Professor Arnaldo Costa. Disse que é de louvar a iniciativa e espera que no futuro estas aprendizagem tenham impatos positivos na vida destes alunos. Agradeceu a disponibilidade dos convidados por terem aceite o convite para virem a escola para partilhar este momento com os alunos.  De seguida, a Dra. Eliana Madeira, fez uma breve apresentação incluindo os seus colegas bem como da organização GRAAL – Movimento Internacional das Mulheres.

No segundo momento, a Prof. Ana Cristina Pereira, leu o documento escrito pela Professora de História, Maria João sobre a História do 8 Março e as conquistas das mulheres portuguesas. De seguida, a Dra. Eliana Madeira apresentou em pormenores a História do 8 Março com exemplos práticos  e elucidativos das situações ocorridos em Portugal exibindo os dados estatísticos sobre violência domestica, no namoro, percentagens de mulheres nos cargos de executivos nas empresas, na politica e no ensino e investigação. Houve muita interação com  os participantes e que demonstraram interesse no assunto. Alguns alunos  fizeram perguntas e obtiveram respostas esclarecedoras das suas curiosidades.  Falou-se sobre o tema de  Violência no Namoro que culminou com apresentação de um vídeo acerca desta temática.

O Diretor da escola, Professor Manuel Encarnação, presenciou os últimos 20 minutos da conferência. Quando usou da palavra, disse ter gostado do  que viu e ouviu na apresentação bem como a dinâmica que se gerou no auditório. Agradeceu a iniciativa, proferiu breves palavras sobre a história do 8 de Março e da igualdade de género. Agradeceu mais uma vez a presença dos convidados e por terem vindo a escola partilhar este momento com alunos e professores. Espera e deseja que esta iniciativa se repita com este ou outros professores que será sempre bem-vinda na escola.

Antes do encerramento da conferencia, o Professor Arnaldo Costa, em gesto de agradecimento  ao conferencista e por ser o dia Internacional das Mulheres, ofereceu em nome da escola, da turma do 8º1ª e e seu nome pessoal, ramos de flores  a Dra. Eliana Madeira, Professor Manuel Esperança e Professora Ana Cristina Pereira.

Assim, as 11h e 30 foi encerrado a cerimonia do dia 8 de Março.

Eduardo Mourinho

Catarina Trancoso

Beatriz Beleniuc